Ouvidoria Geral do Estado apresenta balanço do primeiro semestre

Ouvidoria recebeu mais reclamações do que sugestões
Elói Corrêa/GOVBA

Em evento promovido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), na manhã desta quinta-feira (16), no auditório da Assembleia Legislativa, no CAB, em Salvador, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) divulgou o balanço dos atendimentos no primeiro semestre de 2015. De acordo com o órgão, 48,99% dos cidadãos entraram em contato para reclamação, 25,46% para obter informações, 11,6% realizaram denúncias e 9,1% estavam em busca de solicitação de serviços. Para o ouvidor geral do Estado, Yulo Oiticica, a apresentação para ouvidores de órgãos, fundações e empresas estaduais tem importância para que o trabalho seja desenvolvido de forma integrada. 

“É fundamental a articulação entre as ouvidorias específicas. São 216, ao todo, no estado. O encontro é para alinhar. A Ouvidoria é quem tem essa prerrogativa de garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação. É importante que todos saibam que receber informação e dar informação é direito do cidadão. Nós agentes públicos temos o dever legal e moral de darmos todo o tipo de informação”, enfatizou Oiticica. 

Ainda segundo a OGE, 47,16% dos registros são feitos via internet. Logo atrás, com 35%, está os atendimentos feitos por telefone. A aposta do Governo do Estado para melhorar o fluxo de informação no território baiano é justamente a convergência dos meios. Na oportunidade, foi apresentado o TAG Móbile, um aplicativo que já está funcionando e amplia as possibilidades de comunicação entre a população e a administração pública. 

“O TAG já funcionava via web, mas através de navegador. O entanto, a tendência são as plataformas para dispositivos móveis. Onde o usuário estiver, por meio do celular, vai poder acessar o sistema, fazer reclamações, sugestões e elogios, consultar informações e completá-las. Também vai poder enviar fotos para ilustrar situações”, explicou o analista de sistemas da Secom, Carlos Junior. 

O TAG Móbile já está disponível para a plataforma Android e, em breve, será lançado para outros sistemas operacionais. O download gratuito deve ser feito na loja virtual Google Play. “O sistema é inovador e possibilita servir melhor o cidadão. A Ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão que terá mais um canal de comunicação para atender as necessidades da população de uma maneira mais completa. Pessoas que não têm acesso fácil a um computador, vão poder entrar em contato pelo celular”, afirmou a ouvidora da Secretaria Estadual da Administração (Saeb), Cassiana Mascarenhas.

Como entrar em contato

O acesso à Ouvidoria Geral do Estado pode ser feito de várias maneiras – pelo telefone, por meio do número 162; pela web, no
portal do órgão, ou pelo aplicativo TAG Móbile em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Para quem preferir se dirigir ao órgão pessoalmente, o endereço é 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB.